Experiências Matemáticas
As atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, brinquedos...) tem por objetivo ser vivenciada pelos educadores. Sendo um ingrediente indispensável no relacionamento entre crianças, bem como uma possibilidade para a afetividade, prazer, autoconhecimento, cooperação, autonomia, imaginação e criatividade cresçam, permitindo que estes construam por meio da alegria e do prazer de querer fazer e construir. Quando as crianças brincam, demonstram prazer e alegria em aprender. Elas têm oportunidade de lidar com suas energias em busca da satisfação de seus desejos. Dessa forma é desejável buscar conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar.
O desenvolvimento do projeto Experiências Matemática e ludicidade busca envolver as crianças nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados e construídos.
Os vários conteúdos matemáticos sendo trabalhados de forma lúdica e prazerosa com as crianças do Ensino Fundamental são de grande relevância. As crianças perceberam que é possível aprender Matemática de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados, bem como contribuindo para o aumento da criatividade, criticidade e inventividade no ensino da Matemática. O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. A aprendizagem através de jogos, como dominó, quebra-cabeça, palavras cruzadas, memória e outros permitem que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e divertido. Analisando as possibilidades do jogo no ensino da Matemática, percebemos vários momentos em que as crianças, de maneira geral, exercem atividades com jogos em seu dia-a-dia, fora das salas de aula. Muitos desses jogos culturais e espontâneos, apresentam impregnados de noções matemáticas que são simplesmente vivenciadas durante sua ação no jogo.